Vamos  saber  se existe relação entre o câncer de mama  e o  câncer de ovário.

Vamos saber se existe relação entre o câncer de mama e o câncer de ovário.

13/11/2021 às 06:41:43

Cerca de 10% dos casos de câncer de mama tem origem hereditária e genética, desse modo levantam-se questões a respeito da influência da herança genética sobre a incidência desse e outros tipos de câncer.

-  Com base nisso, estudos mostraram uma relação genética entre o câncer de mama e o de ovário através de mutações em comum. A mutação encontrada refere-se a BRCA 1 e BRCA 2, conhecidas como câncer de mama e de ovário hereditários.

-  A presença dessa mutação genética na mulher é identificada através do aconselhamento genético. Ele é recomendado para pacientes que têm o diagnóstico de câncer epitelial de ovário, incluindo tuba uterina ou câncer peritoneal primário, e para indivíduos que possuem uma história pessoal ou familiar de câncer de mama ou ovário.

-  Mulheres com BRCA ou que carregam outra mutação semelhante relacionada ao câncer de ovário devem ser oferecidas com salpingoooforectomia bilateral com redução de risco. Trata-se de uma cirurgia preventiva que consiste na retirada das trompas e dos ovários.

-  Por trata-se de uma cirurgia radical ela não é recomendada a todas as pacientes, fazendo necessário orientar-se com o oncogeneticista junto ao oncocirurgião para avaliação da real necessidade da cirurgia.

 Em todo caso, pacientes com histórico de câncer de mama devem ter cuidado ainda maior com seus hábitos de saúde e com o rastreio precoce do câncer de ovário.

 

 

 

Avenida Orozimbo Maia, 360, sala 904⠀⠀⠀⠀⠀
Edifício Escritório Design⠀⠀⠀⠀⠀
Cambuí Campinas-SP⠀